Computer Sciences Corporation (CSC), empresa contratada pela Embaixada dos
EUA para realizar o processo de emissão de vistos no Brasil, iniciou uma
transição para entregar os passaportes dos solicitantes por Sedex, serviço dos
Correios.
Segundo nota da Embaixada, não haverá mudança para quem pedir o visto. No
momento do agendamento da entrevista para obtenção do visto, continuará havendo
a opção de “devolução em domicílio” ou “retirada no Centro de Atendimento ao
Solicitante de Visto (Casv)”. As pessoas cujos passaportes já estão em
processamento os receberão da forma como optaram no início do processo.
Em outubro de 2012, uma decisão da 8ª Vara Federal de São Paulo impediu a
devolução dos passaportes pela DHL Express, que até então prestava o serviço
para a CSC. Para pedir a suspensão da entrega pela DHL, os Correios citaram a
Lei Postal (6.538/78), que determina que o “recebimento, transporte e entrega,
no território nacional, e a expedição, para o exterior, de carta e
cartão-postal” devem ser explorados pela União, em regime de monopólio.
A DHL contestou a decisão, sob a alegação de que considera
"descabido" classificar um passaporte como carta. No dia 27 de
novembro de 2012, um recurso suspendeu temporariamente a decisão, permitindo
que a empresa continuasse com suas operações enquanto a CSC buscava uma
solução.
Desde então, a CSC negociava com os Correios para transferir a
responsabilidade de devolução de passaportes aos solicitantes para o Sedex. O
acordo entre as partes foi fechado na quinta-feira (23), e entrou em vigor
nesta sexta-feira, (24) segundo informações da representação americana.
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